Uso e abuso da luz!
Verifique o leitor, na sua cidade de residência, o desperdício energético que tem lugar nos espaços públicos. E imagine o dinheiro que se gasta. Recorde-se que esse dinheiro também é seu. E lembre-se dos enormes sacrifícios a que nos obrigam actualmente para pagar as megalomanias e roubos de um passado recente… Como se sente?
Aqui ficam algumas fotografias que ilustram o que acontece na Cidade da Figueira da Foz.
Como podemos observar, o gasto de luz é imenso. Existem, na praia da Claridade, 3 campos de futebol, 2 campos de basket, 1 campo de ténis e 1 parque radical iluminados durante toda a noite com potentes focos de luz sem servirem efectivamente para coisa alguma, como de resto podemos confirmar pelas fotografias que apresento, tiradas num Domingo, cerca das 22h00.
Estes espaços estão sem vivalma, noites a fio…
Foto1: Um dos campos de futebol da praia da Claridade
Foto2: Um dos campos de basket da praia da Claridade
Foto3: Parque radical de Buarcos (praia)
Ainda podemos “visitar” uma das escolas intervencionadas pela Parque Escolar, a Secundária Dr. Joaquim de Carvalho, e deparar-nos com a mesma abundância de luz. Em volta de todo o recinto existem luzes e focos, no chão e na fachada do edifício, que não servem absolutamente para nada.
Foto4: Exterior da Escola Secundária Dr. Joaquim de Carvalho
Foto5: Entrada da Escola Secundária Dr. Joaquim de Carvalho
Será muito difícil sabermos ao certo quanto é que as nossas cidades gastam com todos estes exageros. Mas a poupança energética é um assunto muito sério. Para além da previsível exorbitância de dinheiro que se gasta sem utilidade, o uso e abuso da luz é um dos motes para o aumento da poluição ambiental. E o nosso país, sendo um grande incumpridor do Protocolo de Quioto, deveria ter finalmente outro tipo de políticas a este nível.
Dá que pensar…
Sem comentários:
Enviar um comentário